Muito utilizada em aquisições corporativas, a due diligence é uma terminologia que serve para definir o processo de busca de informações sobre uma empresa. Assim, o comprador ou intermediador do processo de compra deve buscar saber mais dados sobre a organização que está na mira do investidor.
Esse, no entanto, não é o único objetivo de uma due diligence. O processo também pode ser realizado para conhecimento interno, quando um novo presidente assume a empresa e precisa de mais informações para conhecer todas as áreas da organização como um todo, por exemplo.
Trata-se, portanto, de um processo que faz um diagnóstico muito detalhado, com informações completas para que o investidor tenha um relatório abrangente das atividades empresariais, tendo vistas à prevenção.
Algumas informações são: a sua área de atividade, os ativos e os passivos do negócio, as possibilidades de expansão e perspectivas para os tempos futuros, entre outras também relevantes acerca do assunto.
Uma análise de due diligence é dividida em quatro etapas, sendo que três delas são chamadas de análises tradicionais e outra de quarta análise. Saiba mais sobre cada uma delas nos tópicos a seguir.
Nessa análise, deve-se verificar todos os dados financeiros da empresa, com o objetivo de avaliar um possível desempenho do negócio. Dentro desse contexto, todos os instrumentos que envolvem as finanças de uma empresa, como as dívidas, os lucros, o planejamento estratégico, entre outros, devem ser analisados.
Análise fiscal-contábil
Essa análise requer a revisão dos principais arquivos e documentos fiscais da empresa em que se deseja fazer investimentos. É importante que a análise seja feita por contadores experientes, que possam emitir um real e completo parecer sobre a situação fiscal e contábil da organização.
Análise legal
A análise legal, como o próprio nome sugere, deve verificar todos os fundamentos legais e jurídicos de uma transação. Sendo assim, o recomendado é que o trabalho seja feito por um advogado especializado nessa área, pois, somente assim, se terá a certeza de que não haverá problemas no processo. Os advogados devem analisar a estrutura legal da organização, seus contratos, litígios e outras pendências jurídicas, possíveis empréstimos etc.
A análise de riscos é uma espécie de auditoria em que são analisadas as informações que envolvem os seguros contratados pela empresa, que garantam, assim, que o investimento seja feito com menos possibilidades de obter prejuízo. Quando ocorre a aquisição ou a fusão entre empresas, o novo investidor deve conhecer quais são os riscos que está assumindo e como pode contratar seguros para se proteger de possíveis problemas.
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